Aos amantes do café, em especial àqueles mais preocupados com os temas relacionados à sustentabilidade, cabe a questão do que fazer com a borra do líquido tão amado pelos brasileiros, que fatalmente vai parar no cesto do lixo assim que a xícara alcança a boca.
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Resíduo para muitos, o pó usado do café se transformou em matéria-prima para a startup paulista Recoffee Design que, como o próprio sugere, ressignifica e dá utilidade à borra, transformada em biojoias e objetos de decoração.

“A ideia nasceu a partir de uma iniciativa da Ana Paula [Naccarato, uma das sócias da marca], que propôs fazer design a partir da borra do café no seu trabalho de conclusão de curso em Design [de Produto]. A partir do volume de resíduos de café que temos no Brasil, os produtos foram desenvolvidos pensando sempre no pilar da sustentabilidade, da economia circular e do upcycling, agregando valor a algo que viraria lixo. Esse é o conceito da nossa marca”, explica o biólogo Sérgio Luiz Camargo, um dos sócios da Recoffee Design.
Além da borra, coletada em duas cafeterias de Ribeirão Preto parceiras da marca, a massa que dá forma às peças leva aglutinantes naturais que formam uma resina vegetal atóxica aerada. Apesar de rígida, ela confere leveza ao material, que é totalmente moldável. “Nossas peças são artesanais, o que faz com que nenhuma seja idêntica à outra, e nosso processo produtivo não utiliza nem energia”, destaca Sérgio.

Modelos
A luminária e o vaso Luminé foram as peças que deram origem à Recoffee Design, há um ano e um mês. Atualmente, a marca já conta com 60 modelos de produtos, com design minimalista e geométrico, entre biojoias e objetos de decoração.
Voltada para o público feminino, a linha de biojoias contempla seis coleções e oferece brincos, colares, gargantilhas, pulseiras e conjuntos banhados a ouro branco ou amarelo. “O componente biológico é a borra do café”, enfatiza Sérgio ao justificar a linha de produtos.
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O objetos de decoração, por sua vez, trazem opções de vasos, relógios de parede, bandejas, luminárias, além de revestimento de parede. Feitos sob encomenda, as peças podem ter as dimensões e a tonalidade de cor customizadas de acordo com a necessidade e desejo do cliente. As peças são resistentes à água, mas a marca não aconselha seu uso em áreas muito úmidas, como as de box. Por serem extremamente leves, as placas podem ser fixadas com fita dupla face, o que é outro atrativo do produto.
“Nossos produtos têm sido bastante utilizados para presentear devido à sua relação com a brasilidade, uma vez que o café brasileiro tem apelo forte em todo o mundo, e ao fato de ter o conceito do upcycling por trás de sua produção”, avalia Sérgio.
Desde março de 2018, as peças são comercializadas pelo site da Recoffee Design por valores que variam entre R$ 35 e R$ 240, além de pontos de vendas físicos em expansão pelo país.