Ricardo Graham Ferreira

Design

Um dos últimos ebanistas do mundo, brasileiro lança livro sobre sua vida e carreira

Luan Galani
25/10/2022 12:06
Thumbnail
O carioca Ricardo Graham Ferreira, 48 anos, é um dos últimos ebanistas do mundo. O ofício quase extinto no mundo contemporâneo consiste em criar e produzir peças de design de maneira artesanal. O brasileiro que vive no coração da região serrana do Rio de Janeiro, em Nova Friburgo, aprendeu as técnicas tradicionais de trabalhar com as madeiras, os metais e alguns materiais exóticos, como o marfim, durante quatro anos intensos de estudos com mestres ebanistas do sul da França e do norte da Itália há quase duas décadas.
Agora ele lança um livro bilingue em que aborda sua vida e carreira em uma parceria da Precious Woods, madeireira suíça cuja operação na Amazônia é referência de manejo sustentável, com a Editora Olhares, que acumula amplo catálogo sobre o design brasileiro.
Com texto de apresentação e entrevista conduzidos pelo curador Bruno Simões, conta também com comentários do próprio designer, além contribuições do colega de ofício, Fernando Mendes, de Stephane Glannaz, diretor da Precious Woods, e de Maria Eduarda Carneiro da Cunha, organizadora do livro e parceira de vida e de empreitada de Ricardo.
A publicação também instiga o leitor a criar sua própria interpretação formal e afetiva através de um conjunto de registros e depoimentos de pessoas que fazem parte da vida de Ricardo. "Mais do que guiar cronologicamente ou pela técnica, a intenção é deixar o olhar se perder, descobrir aquilo que lhe atrai, emociona. Por isso mesmo, foi fundamental que cada peça fosse apresentada em seu contexto de criação – a oficina, para que a narrativa se estenda entre obra e entorno; entre inspiração e resultado. Um reflexo da simbiose entre corpo e matéria-prima, a conjunção de vidas e ciclos distintos num objeto que perdure", descreve a editora.
“Em seu trabalho, a prioridade não é a escala, mas a qualidade do que é realizado de acordo com as regras da arte da marcenaria, qualquer que seja o nível de dificuldade. (...) A precisão das obras de Ricardo vem desse olhar e dessa comunhão, que faz com que cada uma delas exale uma verdade que ressoa de forma particularmente forte neste mundo cada vez mais sem sentido. Esse envolvimento profundo é certamente o elemento que mais nos chamou a atenção e, portanto, a origem de nossa colaboração”, defende Glannaz, diretor da Precious Woods.
“Ricardo se aventura em soluções criativas nas estruturas de suas peças sem renunciar ao conhecimento tradicional da marcenaria. A integração entre imaginação e saberes resulta em móveis expressivos na sua contemporaneidade e antecede tempos futuros que transformarão suas criações em clássicos do design brasileiro", diz Mendes sobre Ricardo.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para conhecer melhor nossos usuários, exibir publicidade personalizada e aprimorar nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços você concorda com a Política de Privacidade ePolítica de Cookies.