Paisagismo
Paisagismo e Jardinagem
Ave do paraíso: características e dicas de cuidados com a planta considerada a “rainha” dos jardins
A planta ave do paraíso é uma das espécies mais utilizadas por paisagistas e apreciadores de jardinagem que buscam uma opção ornamental de alto nível estético para deixar os espaços mais bonitos e sofisticados.
A espécie é originária da África do Sul, e não se sabe ao certo quando e muito menos como esta maravilha da natureza chegou em terras brasileiras. O que os paisagistas já sabem, com certeza, é que a planta ave do paraíso está completamente adaptada ao clima e características tropicais e que ela pode permanecer bonita e saudável por muito tempo, desde que receba os cuidados adequados.
De forma geral, as principais dúvidas em relação à espécie estão relacionadas a como e onde cultivar a ave do paraíso. Com o nome científico de Strelitzia reginae, também é popularmente chamada de estrelícia. A planta é reconhecida por suas lindas flores alaranjadas e pode chegar a cerca de 1,2 metros de altura, com folhas ovaladas grandes e duras. Seu cultivo se dá em regiões subtropicais e tropicais, como África do Sul e Brasil.
Seu nome “reginae” deriva do latim “reino”, em referência ao domínio da planta nos jardins devido à sua beleza exuberante. De fato, a planta Ave do Paraíso é capaz de dar um destaque
muito especial para canteiros, parques e jardins, tornando os projetos
paisagísticos mais requintados. Além das belíssimas flores, as folhas também
chamam a atenção por serem imponentes. A espécie lembra um pássaro colorido.
muito especial para canteiros, parques e jardins, tornando os projetos
paisagísticos mais requintados. Além das belíssimas flores, as folhas também
chamam a atenção por serem imponentes. A espécie lembra um pássaro colorido.
Como fazer a rega da planta ave do paraíso?
De acordo com o paisagista da Flora 4 Elementos, Eder Matiolli, na hora de cuidar da planta ave do paraíso é preciso prestar atenção à quantidade de regas, principalmente para não exagerar o solo.
“As regas são feitas, em média, duas vezes por semana, pois suas raízes são longas e carnudas. Assim, a planta ave do paraíso consegue armazenar líquido e nutrientes”, explica.
Devido às suas características, a planta desenvolve-se muito bem em solos drenados, ricos em matéria orgânica e com pouca acidez, e em áreas com meia-sombra ou sol pleno. A sugestão do paisagista é manter o solo levemente úmido para que a planta possa crescer e florescer. Para isso, é importante fertilizar o solo a cada duas semanas, caso a planta esteja com baixo crescimento.
É possível plantar a ave do paraíso em vasos?
Como muitas pessoas vivem em apartamentos ou residências com pouca área para plantio, existe o desejo de plantar a ave do paraíso em vasos. O paisagista Eder Matiolli alerta, porém, que a ideia pode não funcionar muito bem.
“Eu não costumo plantar strelitzia em vasos, devido à grande quantidade de raízes carnudas, que podem atrofiar a planta”, reforça.
Como é feita a poda?
Normalmente, as podas são de limpeza, pois as folhas vão envelhecendo com o tempo e as flores secam. Por isso, ao fazer a poda da planta ave do paraíso, ela fica com um aspecto muito mais bonito ao recuperar sua aparência saudável.
“Com o passar do tempo, é bom fazer uma divisão das
touceiras, pois elas se multiplicam”, orienta o paisagista.
touceiras, pois elas se multiplicam”, orienta o paisagista.
Uma boa notícia é que a planta ave do paraíso é perene e se adapta em todo o Brasil. Se você deseja ter flores com cores intensas no seu jardim, ela é uma excelente opção, como destaca Matiolli.
“Esta planta pode ficar ótima em qualquer tipo de jardim, já que suas flores são marcantes e você ainda pode usá-las para fazer belos arranjos para sua casa. A espécie tem boa durabilidade se colocada em um vaso com água, por exemplo”, afirma o especialista.
Algumas curiosidades sobre a ave do paraíso
Além de sua beleza, a espécie também é interessante por seu visual exótico e pelas inúmeras curiosidades que a cercam. Confira:
- Uma única planta ave do paraíso pode soltar de 10 a 15 hastes de flores por ano;
- O nome “reginae”, que remete a reinado, é uma homenagem à rainha Carlota de Mecklemburgo-Strelitz, da Inglaterra;
- O nome científico é Strelitzia reginae e existem outros tipos da planta, como a Strelitzia juncea (Strelitzia de lança) e Strelitzia nicolai (Strelitzia augusta ou alba).
Vale destacar que a espécie pode ser plantada em pequenos cantos, pois não precisa de muito espaço para se desenvolver. Sendo assim, uma sugestão é apostar na ave do paraíso para ornamentar áreas de piscina ou muros altos, já que a planta não será danificada por falta de terreno.