Sustentabilidade
Cidade troca lixo plástico por passagem de ônibus para conter a poluição

Foto: Public Domain/Reprodução
Esfera de água “comestível“, sacolas solúveis em água, um pac-man gigante para conter e recolher os resíduos despejados nos oceanos. Estas são apenas algumas das soluções que cientistas e inventores de todo o globo apresentam como alternativa para tentar conter, ou pelo menos minimizar, a poluição por plástico, um dos principais problemas relacionados à sustentabilidade a nível mundial.
Distante dos laboratórios, outras iniciativas, muitas delas de simples execução, se juntam às inovações que visam eliminar o plástico da vida moderna. É o caso de uma campanha realizada pelo município de Surabaya, segunda maior cidade da Indonésia, que incentiva os moradores a trocarem embalagens plásticas por passagens de ônibus.

Na tabela de troca, dez copos plásticos ou cinco garrafas equivalem a um bilhete de duas horas no transporte público local. Diariamente, um ônibus tem capacidade para coletar até 250 kg de garrafas, o que soma 7,5 toneladas a cada mês.
A Indonésia é o segundo país que mais contamina os oceanos com plástico, ficando atrás apenas da China. Mesmo assim, tem planos audaciosos sobre o tema e pretende se tornar um território livre do plástico até 2020.