Desde janeiro de 2009, os em­preen­dimentos da Thá são entregues com o novo padrão brasileiro de tomadas| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

De formato chato ou arredondado, com dois ou com três pinos. Hoje, no Brasil, existem mais de 12 tipos diferentes de plugues e tomadas. Com tantos modelos, dificilmente há um encaixe perfeito na hora de co­­nectar os aparelhos eletroeletrônicos nas tomadas, o que significa maior risco de sobrecarga na instalação elétrica e desperdício de energia.Por isso, a Associação Brasilei­ra de Normas Técnicas (ABNT) desenvolveu um padrão compatível com 80% dos plugues hoje existentes. "A escolha foi feita ba­­seada na segurança do usuário e na eficiência da instalação elétrica. Fizemos um estudo dos pa­­drões utilizados no mundo, principalmente na Europa. Pegamos o que cada um tem de melhor e criamos um modelo exclusivo brasileiro", afirma José Sebastião Viel, su­­perinten­den­te do Comitê Bra­­sileiro de Ele­­tricidade, Ele­­trônica, Ilu­­mi­­nação e Te­­le­­co­­municações do órgão.

CARREGANDO :)

O padrão escolhido é bipolar e pode ter dois ou três pinos (com aterramento), todos arredondados. A nova tomada tem uma concavidade de 12 milímetros, em formato hexagonal, que proporciona o encaixe perfeito do plugue. "No formato atual, o usuário corre o risco de encostar nos pinos, o que aumenta a chance de choques elétricos. No novo modelo não há essa possibilidade", afirma Gustavo Kus­­ter, gerente de qualidade do Inmetro.

Mesmo com a comercialização autorizada até dezembro de 2010, as tomadas de modelo antigo praticamente sumiram das grandes redes. O motivo é que os fabricantes e importadores pararam de fabricar esse modelo há quase um ano, segundo Carlos Hen­­rique Amaral, gerente de ven­­das da região sul da Pial Le­­grand. "Devido a uma normatização do Inmetro, desde janeiro deste ano, nós só entregamos no varejo tomadas do modelo novo". Para quem precisa das tomadas no modelo antigo, a saída é procurar em lojas menores, que po­­dem ter ainda em estoque.

Publicidade

Para Roberto Tamari, gerente de fiscalização do Instituto de Pe­­sos e Medidas (Ipem-PR), as mu­­danças deverão atingir os consumidores a partir de 2010, quando gelaleiras, microondas e máquinas de lavar roupa apresentarem o plugue de três pinos. Para esses ca­­sos, será necessário trocar a to­­ma­da. No entanto, as mudanças po­­dem ser feitas gradativamente, sem pressa. "Não há prazo para a adequação nas residências e a co­­mercialização de eletroeletrônicos com novos plugues só deve ser totalmente padronizada a partir de julho de 2011", informa Tamari.

Prazos

Segundo o Ipem, após 1.º de janeiro de 2010, a fa­­bricação e a importação de aparelhos já devem ser com os plu­­gues padronizados (bipolar, de dois ou três pinos). Mas a comercialização de aparelhos no antigo pa­­drão poderá ser feita até 1.º de ou­­tubro de 2010.

A partir de 1.º de julho de 2011, a comercialização, por atacadistas e varejistas, de aparelhos eletroeletrônicos, só será permitida com plugues no novo padrão.

Publicidade