Para comprar ou locar um imóvel na praia é recomendável contar com a ajuda de um profissional especializado e com a garantia de ter a quem recorrer caso ocorra algum problema. Para isso, é bom procurar o auxílio de um corretor credenciado no conselho regional. Mas não é só: a negociação imobiliária no litoral requer ainda outros cuidados importantes. Confira os principais deles segundo Michel Wolf, delegado do Creci-PR no litoral paranaense.
Para comprar:
Verificar o registro atualizado da matrícula do imóvel pretendido no cartório de registro de imóveis da comarca. Nesse documento constam informações importantes, como possíveis pendências judiciais ou a alienação do imóvel. No litoral paranaense, o único município que ainda não possui um local de registro é Pontal do Paraná, cujo cartório fica em Matinhos.
Averiguar na prefeitura eventuais débitos de IPTU do imóvel, além de possíveis pendências nas contas de água e de energia elétrica junto às concessionárias (Sanepar e Copel).
Se o terreno for de frente para a praia ou muito próximo do mar, deve-se procurar saber se ele se localiza em área da Marinha. Em caso afirmativo, é cobrada uma taxa extra anual. Essa verificação pode ser feita em uma das secretarias de patrimônio da união (em Curitiba há uma delas).
Comprar somente imóveis devidamente registrados. No litoral ainda há muitos imóveis sem o registro em cartório, apenas com a certidão de concessão de posse, que pode ser legalmente questionada. Só é dono quem está registrado no cartório.
Se tiver alguma dúvida, consulte um advogado ou um corretor para respondê-la antes de fechar o negócio.
Para alugar:
Não fechar o negócio apenas por telefone e nem locar sem conhecer o imóvel.
Não deixar a locação para a última hora, pois os melhores imóveis são alugados sempre com meses de antecedência.
Serviço: Para mais informações, contatar a delegacia regional do Creci-PR no litoral do Paraná pelo telefone (41) 3473-3437.
Deixe sua opinião