O curso de avaliação ofertado aos corretores pelo Sindimóveis-PR tem 90 dias de duação e, além das aulas de avaliação imobiliária, conta também com módulos de Direito Imobiliário e Matemática Financeira. "São 52 horas presenciais, 48 horas na internet e 50 horas fazendo um trabalho de conclusão de curso, que é a aferição do valor de um imóvel", diz Alvino José Júnior, um dos professores. O Conselho Federal de Corretores de Imóveis determina que os cursos de especialização em avaliação tenham, no mínimo, 20 horas de duração.
Segundo José Júnior, para emitir um parecer técnico sobre o preço de um imóvel os corretores aprendem a considerar informações obtidas com as prefeituras e os cartórios de registros de imóveis, além de averiguar possíveis restrições ambientais, de zoneamento municipal e as tendências do mercado. "Mas a localização ainda é o fator mais importante na avaliação do preço."
Para Daniel Fuzzeto, presidente do Sindimóveis-PR, as aulas aprofundam o conhecimento, que é complementado pela experiência. "Ninguém sai totalmente pronto após o curso, mas com certeza sai mais preparado", afirma. O curso custa R$ 600 para o corretor associado ao sindicato e R$ 800 para o profissional não-associado.
Governo se divide sobre avançar com PEC das candidaturas para não gerar desgaste com militares
Defesa de Bolsonaro planeja culpar militares por tentativa de golpe; assista ao Sem Rodeios
Lula avalia contemplar evangélicos em reforma ministerial em busca de apoio para 2026
Dino libera pagamento de emendas parlamentares com ressalvas: “caso a caso”