• Carregando...

Até meados do século passado, a capital paranaense repetiu o modelo de crescimento de outras cidades. Elas nasciam de vilarejos ao redor de uma praça ou igreja e suas ruas se espalhavam em direção aos caminhos que levavam ao longe, sem um desenho que orientasse esse crescimento, explica o professor Humberto Mezzadri, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPR. Depois disso a cidade passou a ser planejada, o Centro teve esvaziado sua vocação residencial, enquanto alguns bairros próximos a ele e outros marginais aos eixos viários incharam nas últimas três décadas. Confira exemplos deles:

Sítio Cercado – 1980Sem figurar entre os maiores bairros daquela década, apesar de próximo aos populosos bairros do Alto Boqueirão ao leste e Cidade Industrial ao oeste, o Sítio Cercado teve sua ocupação expandida apenas a partir da década de 80.

Sítio Cercado – 2006Atrás apenas da Cidade Industrial em número de moradores, o bairro cresceu tanto em números absolutos, alcançando 102 mil habitantes, quanto em densidade, ocupando o terceiro lugar entre os maiores, com 92,07 moradores por hectare.

Água Verde – 1970Com 25 mil moradores e ocupando o quarto lugar em números absolutos de moradores naquela década, atrás apenas do Centro, Alto Boqueirão e Portão, a proximidade do Água Verde à região central estimulou sua grande ocupação residencial ao longo dos anos seguintes.

Água Verde – 2006Apesar da população não ter aumentado como os maiores – a Cidade Industrial tem quase oito vezes mais moradores que na década de 70 – o bairro tem hoje 50 mil habitantes e a maior densidade populacional da cidade, com 104,67 habitantes por hectare.

Números

4.463 pessoas deixaram de morar no centro de Curitiba nas últimas três décadas, somando hoje 32.623 moradores. A densidade populacional também sofreu grande queda, de 112,48 para 98,65 habitantes por hectare.

157.461 moradores na Cidade Industrial, bairro mais populoso da capital paranaense.

203 moradores no Riviera, o bairro menos populoso da cidade, com 100 homens e 103 mulheres.

Fonte: Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP).

Veja mais imagens dos bairros da cidade de Curitiba

Veja também
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]