Apesar de ter a obrigação de sanar problemas, nenhum síndico, segundo o vice-presidente de condomínios do Sindicato de Habitação e Condomínios do Paraná (Secovi-PR), Dirceu Jarenko, é obrigado a levantar as duas horas da manhã, para resolver um vazamento na tubulação. "Cabe a ele gerenciar estes problemas e não executá-los."

CARREGANDO :)

Ele também deve ficar longe de brigas por vagas de garagem ou por causa de animais de estimação. "O síndico não precisa entrar em conflito quando o assunto é particular. Por exemplo, se a vaga de garagem de um morador estiver ocupada por outro sem prévia autorização, eles devem resolver o problema entre si e não procurar o síndico. Este, só deve entrar na discussão se a questão afetar a coletividade."

Uma sugestão que Jarenko destaca para melhorar o relacionamento entre síndico e moradores é criar alternativas diferenciadas e horários fixos para o atendimento. "Ele pode usar um pequeno espaço na portaria para receber a todos e ainda estipular um horário para ser procurado. Só assim o síndico vai conseguir manter sua privacidade dentro de casa. Porém, para que isso ocorra, é preciso conscientização dos moradores do prédio."

Publicidade