| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Mesmo rodeado de vizinhos igualmente carregados de história, o Palácio Garibaldi consegue se destacar em meio às construções centenárias que fazem do setor histórico um dos principais pontos turísticos e de encontro dos curitibanos. Sede da Associação Giuseppe Garibaldi, que completa 132 anos em 2015, o espaço mantém viva a cultura dos italianos que se estabeleceram na cidade, além de receber de casamentos a eventos corporativos em suas instalações.

CARREGANDO :)

O início da construção do palácio data de 1887, quatro anos após a fundação da sociedade. O terreno para a edificação – que hoje tem frente para a Praça Garibaldi e fundos para Praça João Cândido – foi doado pela prefeitura, como lembra Roberto Gava, diretor administrativo do Palácio.

Curiosidade

Inaugurado em 1933, o busto em bronze de Giuseppe Garibaldi não é único destaque casarão que leva seu nome. Localizada no pátio da edificação, uma pedra de cerca de dois metros de altura chama a atenção pela forma como chegou a Curitiba. Segundo Roberto Gava, diretor administrativo do palácio, ela foi extraída do Monte Grappa, na Itália, e trazida como recordação pelos pracinhas brasileiros, sendo transportada de carroça do Porto de Paranaguá até Curitiba.

Publicidade

A construção do edifício de dois pavimentos foi projetada por Ernesto Guaita, engenheiro e agente consular da Itália no Brasil, e durou 17 anos. “Como a sede era um local de reunião das famílias, foi uma consequência natural que o projeto apresentasse uma estrutura grande”, explica Gava. A fachada do palácio, por sua vez, foi desenvolvida pelo arquiteto João de Mio e finalizada somente em 1932.

Assim como outras edificações históricas da capital, os traços arquitetônicos do palácio remetem à escola eclética, com destaque para as características neoclássicas da fachada, como os arcos e as janelas ornamentadas.

Serviço

O Palácio Garibaldi aluga seus salões para a realização de festas e eventos familiares e corporativos, além de receber as festividades da Sociedade Giuseppe Garibaldi. O prédio é aberto à visitação pública com agendamento prévio. A entrada é franca.

Endereço: Praça Garibaldi, 12 – Alto São Francisco

Informações: 3323-3530 | 3039-8843

www.palaciogaribaldi.com.br

Tempos de guerra

As questões políticas também compõem um capítulo significativo da história do Palácio Garibaldi. Em 1906, o espaço foi sede do I Congresso Estadual, que reuniu trabalhadores e resultou na criação da Federação Operária no Paraná.

Publicidade

Foi em 1942, entretanto, que o edifício viveu um de seus acontecimentos mais marcantes. Com a Itália integrando o bloco do eixo – formado também por Alemanha e Japão – durante a Segunda Guerra Mundial, neste ano o palácio foi desapropriado pelo governo em razão de o Brasil ter declarado guerra àqueles países. “Na época, as três instituições que representavam os países do eixo em Curitiba foram tomadas pelos brasileiros, incluindo o Clube Concórdia”, conta o diretor administrativo.

Durante as duas décadas em que ficou em poder do governo, o prédio foi ocupado por diferentes instituições, como a Liga da Defesa Nacional, Centro de Letras do Paraná, Academia de Letras e Tribunal de Justiça do Estado.

História preservada

Tombado como patrimônio cultural pelo governo do estado em 1988, o Palácio Garibaldi também integra a lista de Unidades de Interesse de Preservação (UIP’s) da prefeitura de Curitiba e segue sob administração da Associação Giuseppe Garibaldi.

Atualmente, além de congregar os 120 sócios e cultivar a cultura italiana na capital, o palácio abre seus salões para a realização de eventos familiares e corporativos, que ajudam a custear sua manutenção.

Construído no século 19, Palácio Garibaldi é um dos redutos italianos da capital.
Salões do palácio recebem de casamentos a eventos corporativos.
Atualmente, 120 sócios mantêm o Palácio Garibaldi.
Detalhe dos mobiliários do palácio.
Imagens contam a história dos imigrantes italianos em Curitiba.
Praça Garibaldi vista do interior do palácio.
Detalhe do espaço interno do Palácio Garibaldi.
Visitas ao palácio devem ser agendadas previamente.
Detalhe de uma das salas do palácio.
Palácio Garibaldi foi construído com traços da arquitetura eclética, predominante no período.