Depois dos avanços que proporcionou ao projeto e à construção dos empreendimentos, a tecnologia chegou aos estandes de vendas das construtoras. É crescente o número de empresas que têm utilizado aplicativos e outras plataformas digitais como ferramentas para encantar os clientes e auxiliar na apresentação e negociação das unidades.
Público conectado e sustentabilidade impulsionam o uso da tecnologia
A participação cada vez maior dos jovens nas negociações imobiliárias e a forte presença da tecnologia no dia a dia dos clientes são alguns dos fatores que têm levado as construtoras a investirem em soluções digitais para a apresentação de seus produtos. Isso porque, quando chegam ao estande, os clientes geralmente já pesquisaram e buscaram informa
Leia a matéria completaOs óculos de realidade virtual estão entre as soluções que mais atraem a atenção dos incorporadores e clientes. Eles permitem que os compradores “visitem” os apartamentos decorados sem sair do estande ou da central de vendas da empresa, conhecendo os detalhes e vislumbrando as dimensões dos espaços, como explica Nicole Buarque Donadio Farias, coordenadora de marketing digital da Cyrela, que utiliza os óculos em feiras e eventos desde o ano passado. “A tecnologia restringe o campo visual ao ambiente virtual e proporciona uma visão 360° dos espaços, produzindo o realismo e a sensação de se estar em outro lugar”, acrescenta.
A possibilidade de levar os apartamentos decorados “no bolso” também atraiu o investimento da Construtora Just no sistema, que o utiliza de uma forma diferente da que fazem suas concorrentes, que contam com o apoio de empresas terceiras para fazer uso da tecnologia. Com uma versão do tour virtual da unidade ajustada a um aplicativo gratuito do Google, a empresa armazena os projetos nos smartphones dos corretores e os acoplam a um óculos de papelão específico, transformando-os na ferramenta. “Nosso desafio foi adaptar o tour para que os corretores pudessem levar a ferramenta até o cliente, que pode conhecer o decorado no trabalho, no parque e até em um churrasco”, conta João Calaresi, executivo de marketing da construtora.
A tecnologia proporciona uma visão 360° dos espaços, produzindo o realismo e a sensação de se estar em outro lugar
Para Nilcéia Rocha, coordenadora de marketing da Tecnisa – que teve a primeira experiência com os óculos na última edição da Feira de Imóveis da Ademi-PR, em parceria com as construtoras Monarca e Stuhlberger –, a possibilidade de apresentar informações que vão além dos projetos é outro ponto a favor da tecnologia. “Além do decorado, trouxemos a localização de alguns pontos turísticos da cidade nos óculos, que nos possibilitaram oferecer uma inovação e sair do papel”, conta.
Na tela
Outra tecnologia utilizada pela Tecnisa para facilitar o dia a dia de corretores e clientes é o aplicativo Banca Tecnisa. Ele funciona como um folheto online no qual as informações de todos os empreendimentos da construtora, em Curitiba e nas demais regionais, estão a um clique. O aplicativo é gratuito e está disponível para os sistemas Android e iOS. “Também utilizamos nos estandes dos shoppings e de vendas uma tela touch que apresenta as fotos e a localização dos empreendimentos, além de nos possibilitar ampliar e desenhar nas plantas, o que facilita a visualização para os clientes”, conta Nilcéia.