Soldados americanos e afegãos participaram nesta terça-feira do segundo dia de uma ofensiva contra rebeldes nas montanhas do leste do Afeganistão, dando início a choques nos quais pelo menos 50 pessoas morreram, sendo 40 supostos insurgentes e dez militares, informou o Ministério da Defesa do país centro-asiático.
A ofensiva foi iniciada depois do pior ataque forças americanas no Afeganistão em mais de um ano. No sábado, oito soldados americanos e dois afegãos morreram em um ataque da milícia fundamentalista islâmica Taleban contra uma guarnição em Kamdesh, no leste afegão.
Também no sábado, pelo menos cem supostos insurgentes morreram em choques ocorridos na mesma região, informou nesta terça-feira a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
Em Washington, em meio ao debate sobre o aumento de tropas no Afeganistão, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, recebeu 30 congressistas para discutir a luta contra o Taleban.
No entanto, a Casa Branca assegurou que o foco de suas atenções está na melhor estratégia para guerra e não em "quem é a favor ou contra" os planos de Obama.
As informações são da Associated Press.