Pesquisa CNN/Opinion Research Corporation mostra que Barack Obama tem 79% de aprovação na forma como está conduzindo a transição de poder nos EUA, de acordo com os resultados publicados nesta terça-feira (9). Para 18%, o futuro presidente não está realizando um bom trabalho.
A aprovação de Obama é 14 pontos mais alta que a de George W. Bush após ser eleito pela primeira vez em 2000 e 17 pontos acima da registrada para Bill Clinton em 1992, quando o democrata foi eleito presidente pela primeira vez.
Com 79% de americanos dando sinal de positivo, Obama está 50 pontos acima da aprovação de Bush, a seis semanas da posse do líder democrata que venceu nas urnas o republicano John McCain.
"Um índice de aprovação de 79% é do tipo que se vê quando o povo de junta ao seu líder após um desastre nacional", disse Bill Schneider, analista político da rede CNN. "Para muitos americanos, o governo Bush foi um desastre nacional", acrescentou.
Outros resultados da enquete nacional:
"Para 78% dos entrevistados, Obama será um unificador", 20 pontos acima do registrado por aqueles que sentiam o mesmo em relação a Bush em 2000.
A aprovação da futura primeira-dama, Michelle Obama, é de 67%.
Joe Biden, o vice de Obama, não é tão popular: 56% de aprovação.
"Bush veio com a promessa de ser um unificador, não um divisor. Essa foi um promessa que ele não cumpriu", comentou Schneider.