Técnicos examinam turbina do A380 que explodiu depois de decolar em Cingapura, na quinta-feira| Foto: David Loh/Reuters

A fabricante de aviões Airbus está pedindo para companhias aéreas que possuem o superjumbo A380 inspecionarem os motores Rolls Royce depois de uma falha na turbina de um deles operado pela australiana Qantas Airways esta semana.

CARREGANDO :)

Um susto envolvendo fogo em uma turbina em voo foi o maior incidente até agora envolvendo o maior avião de passageiros do mundo, que está em serviço desde 2007. O episódio fez a Qantas deixar em terra sua frota de seis aviões do modelo e fez outras companhias aéreas checarem seus A380.

"Após a falha no motor do voo QF32 da Qantas em 4 de novembro, a Airbus enviou mensagem a todos os operadores pedindo para as empresas que tenham A380 com motores Rolls Royce fazerem inspeções para garantir operações seguras da frota", informa a Airbus.

Publicidade

A Rolls-Royce também pediu para as companhias aéreas fazerem testes de segurança nos motores Trent 900, da empresa. A Airbus adicionou na mensagem que as companhias aéreas voando com A380s impulsionados por motores Engine Alliance, da General Electric e Pratt & Whitney, não são afetados.