• Carregando...

Airbus pede inspeções nos modelos A380

A fabricante de aviões Airbus está pedindo para companhias aéreas que possuem o superjumbo A380 inspecionarem os motores Rolls Royce depois de uma falha na turbina de um deles operado pela australiana Qantas Airways esta semana.

Leia matéria completa

Cingapura - Um Boeing 747-400 da companhia australiana Qantas realizou ontem uma aterrissagem de emergência em Cingapura com um problema na turbina, um dia depois de um A380 da mesma companhia aérea fazer um pouso forçado, por motivo parecido. O Boeing aterrissou sem problemas no aeroporto Changi de Cingapura, informou o porta-voz da companhia.

O avião voava de Cingapura para Sidney com 412 passageiros a bordo, segundo o porta-voz. Um dos passageiros do avião, Te­­rence Sim, explicou que pouco depois da decolagem começaram a sair chamas do aparelho. "Observamos que saíam chamas do reator", disse, após desembarcar do Boeing. "Houve uma pe­­quena explosão, não particularmente sonora, mas o suficiente para chamar nossa atenção", acrescentou outro viajante, o australiano Andrew Jenkins, de 43 anos.

Outro passageiro, o australiano de origem do Sri Lanka Ran­­jam Sivagnanasumdaram, explicou que a tripulação avisou a todos que deveriam se preparar para um pouso de emergência, mas não houve episódios de pânico. "Nos pediram para abaixar a cabeça e permanecer assim por 20 minutos, declarou. Vários passageiros afirmaram que o avião voou por 25 minutos para esvaziar o tanque de combustível antes de aterrissar.

Trata-se do segundo pouso de emergência de um avião da Qan­­tas nos últimos dois dias. Na quin­­ta-feira, um Airbus A380 precisou realizar a mesma ma­­nobra em Cingapura após uma de suas turbinas apresentar problemas logo após a decolagem em direção a Sidney.

O diretor-geral da Qantas, Alan Joyce, declarou em uma coletiva de imprensa que, segundo os primeiros elementos da investigação, "trata-se muito pro­­vavelmente de uma falha mecânica ou de concepção".

O Airbus A380 é equipado com turbinas Trent 900 da britânica Rolls Royce, que recomendou exames nos motores deste ti­­po. A companhia australiana suspendeu os voos de seu Airbus A380. Após o incidente com o Airbus, outras duas companhias com aviões equipados com os mesmos motores da Rolls Royce anunciaram na quinta-feira checagens de seus aparelhos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]