Autoridades alemãs acreditam que a Al Qaeda esteja planejando ataques terroristas na Alemanha, e que islamistas alemães tenham viajado até o Paquistão para "treinamento terrorista", afirmou um alto funcionário da segurança a um jornal.
Numa prévia do artigo que será publicado domingo, o vice-ministro do Interior da Alemanha, August Hanning, afirmou: "O perigo de ataques terroristas aqui é real."
"Temos muitos indícios de que a Al Qaeda tenha como alvo a Alemanha e instalações alemãs no exterior, tais como embaixadas", Hanning disse ao Frankfurter Allgemeine Sonntagszeitung. "Há uma nova qualidade na ameaça à Alemanha."
No mês passado, o ministro do Interior alemão, Wolfgang Schaeuble, disse que as autoridades tinham de ser mais vigilantes devido à possibilidade de militantes tentarem realizar ataques suicidas em território alemão.
Em abril, a embaixada dos EUA em Berlim anunciou a intensificação da segurança em suas instalações na Alemanha, em resposta ao que foi descrito como aumento da ameaça de terrorismo.
Hanning, ex-chefe da agência de inteligência internacional alemã, a BND, também disse que islamistas alemães vêm sendo treinados no Paquistão. Três islamistas alemães treinados naquele país voltaram à Alemanha no início de junho, disse ele.
"Temos de assumir que as pessoas que retornaram do Paquistão estão planejando atentados", disse ele. "Essa é uma ameaça nova, específica, e causa de preocupação."