A al-Qaeda prometeu divulgar um novo vídeo de Osama bin Laden nesta terça-feira (11). Nas novas imagens, o grupo terrorista diz que trará o testamento de um dos seqüestradores de um dos aviões que se chocou contra as Torres Gêmeas em 11 de setembro de 2001, em Nova York, nos Estados Unidos.
O anúncio aconteceu dias depois do primeiro vídeo de Bin Laden buscar nos últimos três anos e foi colocado em um anúncio de advertência em um site na internet, o mesmo que a al-Qaeda costuma divulgar mensagens.
"Em breve, se Deus quiser, o depoimento de Abu Musab Waleed al-Shehri, dos ataques de Nova York e Washington, apresentado pelo xeique Osama bin Laden, que Deus o proteja", diz o comunicado nesta segunda-feira (10).
Waleed al-Shehri foi um dos seqüestradores de um dos aviões da American Airlines que se chocou contra o World Trade Center há seis anos.
Último vídeo
O governo norte-americano recebeu nesta sexta-feira (7) um novo vídeo atribuído a Bin Laden.
A fita está sendo analisada pelos serviços de inteligência americanos, que ainda devem verificar sua autenticidade e a data da gravação, especificou um alto representante americano, que não quis ser identificado. Esse é o terceiro vídeo do líder do grupo terrorista em três anos. O último foi divulgado em 2004.
O anúncio havia sido feito por meio de uma mensagem publicada em sites islâmicos pelo As-Sahab, o principal veículo de comunicação da al-Qaeda. "Se Deus quiser, será divulgado em breve um vídeo do xeque leão Osama Bin Laden, que Deus o proteja", podia-se ler em árabe nos sites islâmicos.
O anúncio estava acompanhado de uma foto de Bin Laden vestindo um traje tradicional branco e uma manta amarela.
Depois dos atentados de 2001, Bush lançou a "guerra contra o terrorismo" e disse que queria o líder "morto ou vivo". Segundo a Casa Branca, ele estaria na região montanhosa da fronteira entre Afeganistão e Paquistão.