La Alta Comissária para os Direitos Humanos da ONU, Louise Arbour, pediu, nessa quarta-feira, que o Iraque cesse com as execuções de dois ex-funcionários do governo do ex-presidente Saddam Hussein.

CARREGANDO :)

Um pedido anterior feito por Arbour para que não se concretizasse a sentença de morte contra o próprio Saddam, executado sábado passado, não recebeu a devido atenção das autoridades em Bagdá.

Arbour disse que enviou sua mais recente solicitação, com relação ao meio-irmão de Saddam e ex-chefe da Inteligência Barzan al-Tikriti e o ex-juiz Awad al-Bander, diretamente ao presidente iraquiano, Jalal Talabani.

Publicidade

-A lei internacional, como estabelece atualmente, só permite a imposição da pena de morte como uma medida excepcional dentro de rigorosas restrições legais - disse a ex-juíza da Suprema Corte canadense.

Arbour disse ainda que as preocupações que expressou sobre a justiça e a imparcialidade do julgamento a Saddam, também aplicadas aos outros dois homens, pelas quais apelou contra suas sentenças, do mesmo modo que fez com relação a Saddam Hussein, foram rechaçadas.

-Por isso, hoje apelei diretamente ao presidente da República do Iraque para deter a execução das sentenças.

Sobre as obrigações internacionais do Iraque, Arbour enfatizou que o governo de Bagdá tinha obrigação a dar aos dois o direito de buscar a comutação da pena ou o perdão.

Publicidade