A polícia e manifestantes contrários a Donald Trump entram em confronto em Washington, minutos depois de o empresário ter tomado posse como o 45.ª presidente dos Estados Unidos. A confusão aconteceu no momento em que Trump se preparava pelo desfile presidencial pelas ruas da capital americana. Entre 400 e 500 manifestantes lançaram objetos contra os agentes do Batalhão de Choque e 95 pessoas foram detidas pelas autoridades.
“Prendemos 95 pessoas”, confirmou o porta-voz do Departamento de Polícia Metropolitana, tenente Sean Conboy. Ele acrescentou que os manifestantes foram presos por “vandalismo e destruição de propriedade”. Conboy disse ainda que dois policiais foram feridos nos confrontos.
Os protestos ocorrem há algumas quadras do local onde deve começar o desfile, e, segundo informações da CNN, os manifestantes pretendem seguir a rota do evento. A polícia lançou bombas de gás lacrimogêneo e spray de pimenta nos manifestantes, que gritam palavras de ordem contra as autoridades. “Não à Trump, não aos EUA fascista”, gritavam os manifestantes.
Segundo informações do The Guardian, a polícia formou uma linha de contenção ao redor de uma rua que fica há algumas quadras da rota que Trump deve fazer no desfile, do Capitólio até a Casa Branca.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”