A rede terrorista Al-Qaeda, responsável pelos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, divulgou nesta terça-feira (11) um novo vídeo do líder da organização, Osama bin Laden, informou a rede americana CNN. O vídeo traz o que seria uma mensagem de Bin Laden elogiando um dos seqüestradores do vôo 11 da American Airlines que atingiu a torre norte do World Trade Center. Foi o segundo vídeo de Bin Laden divulgado em menos de uma semana.
Em entrevista à CNN, a especialista em terrorismo Laura Mansfield disse que o vídeo de 47 minutos foi planejado como uma fita comemorativa para enaltecer um dos seqüestradores que participaram dos atentados de 11 de setembro.
Bin Laden apresenta uma gravação sonora, acompanhada de uma foto fixa, trazendo também o testamento de Abu Musab al-Shehri, "um jovem que pessoalmente correu o mais extremo dos perigos com mais 19 heróis", diz, em uma alusão aos atentados.
Mansfield disse que o vídeo mostra uma imagem fixa do líder da Al-Qaeda que se parece muito com a da fita divulgada na semana passada, em que apareceu de barba possivelmente tingida e mais curta.
- Os primeiros 14 a 15 minutos do vídeo são com Bin Laden. O restante são as últimas declarações de Waleed al-Shehri, um dos seqüestradores do 11 de Setembro - acrescentou Mansfield.
A especialista disse que o vídeo não continha nenhuma imagem em movimento de Bin Laden, mas trazia legendas em inglês. Não está claro quando foi gravado o vídeo e sua autenticidade não pôde ser confirmada imediatamente.
O site islâmico mostrou uma foto tirada aparentemente da gravação, foto essa que se parecia com as imagens constantes do recente vídeo divulgado por Bin Laden, na sexta-feira.
Em outras oportunidades, o braço midiático da Al-Qaeda, As-Sahab, lembrou os ataques de 11 de Setembro divulgando vídeos com as declarações finais dos 19 seqüestradores envolvidos naquelas ações.Ataque às torres em setembro de 2001 - Reuters
No ano passado, a rede de TV Al-Jazeera levou ao ar uma antiga gravação de Bin Laden reunido com alguns dos seqüestradores.
No vídeo divulgado na sexta-feira, o primeiro de Bin Laden em quase três anos, o líder da Al-Qaeda disse que os EUA, apesar de seu poderio econômico e militar, continuavam vulneráveis. O terrorista, porém, não fez nenhuma ameaça específica.
Bin Laden conclamou os americanos, caso desejem colocar fim à guerra no Iraque, a trocarem a democracia capitalista pelo Islã.
Novos ataques
Segundo analistas, a aparição dele em vídeo pode ser um sinal para que seus seguidores realizem novos ataques. O assessor de segurança da Casa Branca, Fran Townsend, rejeitou este ponto de vista e qualificou Bin Laden de virtualmente impotente.
Na noite de segunda-feira, a base de Spangdahlem, na Alemanha recebeu, em ligação telefônica anônima, uma ameaça de atentado e intensificou as medidas de segurança no local.Ministro diz que Bin Laden não está no Afeganistão
O ministro das Relações Exteriores afegão, Rangeen Dadfar Spanta, afirmou nesta terça-feira que Osama bin Laden não se está escondido no Afeganistão.
- Sei que ele não está no Afeganistão, mas não tenho informação sobre onde está. Informações do nosso serviço de inteligência e sobre as atividades da Al-Qaeda, além dos afegãos na guerra antiterror dizem que ele não está no país - disse o ministro.
Deixe sua opinião