Várias eleições locais marcadas para abril podem ser adiadas no Japão, por causa do violento terremoto que atingiu o nordeste do país, disse o ministro de Interior, Yoshihiro Katayama, segundo a edição da manhã de sábado (horário local) do jornal Nikkei.
A primeira série de eleições locais no país está marcada para 10 de abril. Essas eleições incluem disputas para governadores e para Assembleias, bem como para cargos de prefeitos e vereadores em importantes cidades.
A segunda série de eleições locais, marcada para 24 de abril, envolve candidatos para prefeitos em cidades menores e chefes e membros de conselhos para os 23 distritos de Tóquio. Também está marcada para esta data uma eleição de segundo turno para a Câmara dos Deputados no 6º distrito, em Aichi.
A remarcação das datas da eleição está sob avaliação, levando em conta a severidade dos estragos em cada área. Nesse momento, porém, não se pode saber de quanto pode ser esse atraso. "Nós tomaremos as decisões após monitorar os estragos e reunir informações sobre situações locais", disse o ministro. As informações são da Dow Jones.
- Japão alerta para vazamento radiativo após terremoto
- Japão é afetado por ao menos 27 réplicas do terremoto
- Saiba quais os principais desdobramentos do terremoto no Japão
- Ainda não há registros de brasileiros entre vítimas do terremoto no Japão, diz embaixada
- Embaixada monta esquema especial para atender brasileiros no Japão
- Após tremor, explosão atinge complexo petroquímico no Japão
- Terremoto gera receios sobre economia do Japão; BC oferece ajuda
- Obama envia condolências para população japonesa
- Governo tem linha para informação de parentes no Japão