Uma cena de assédio sexual que foi ao ar ao vivo na tevê mexicana, de um apresentador a sua colega de trabalho, tem causado indignação dentro e fora do país. Durante a exibição de “A Toda Máquina”, Enrique Tovar toca o seio da companheira de apresentação, Tania Reza, fazendo com que ela deixe o estúdio.
O programa é produzido por uma filial da Televisa no estado de Chihuahua, extremo norte do país, localidade, segundo a BBC, com o maior índice de violência contra a mulher no México.
A cena polêmica aconteceu após Tovar repetidamente assediar Tania, que se mostrava visivelmente desconfortável com a situação. Em determinado momento, o apresentador toca o seio da companheira, que se queixa. O apresentador diz, porém, que “não foi nada”.
Indignada, Tania diz que “não pode trabalhar assim”, retira o microfone e se prepara para deixar o estúdio. Tovar então olha para a câmera e comenta que sua colega está “um pouco hormonal”.
Após a repercussão do caso, a Televisa demitiu os dois funcionários e divulgou um vídeo em que eles afirmam se tratar de uma encenação.
Horas depois, no entanto, a apresentadora postou em seu Facebook que teria sido obrigada a gravar tal depoimento. “Infelizmente nestas situações existem pressões das empresas e obrigações de dizer (e até gravar) que sou culpada”, escreveu.
O Conselho Nacional para Prevenir a Discriminação disse que iniciará uma investigação; enquanto a Secretaria de Governo disse que apoiará a apresentadora em caso de ela optar por uma denúncia ao ministério público do estado.
A Televisa, por sua vez, disse repudiar qualquer tipo de assédio e pediu para que Tania relatasse os fatos para que a empresa “possa apoiá-la na denúncia”.