Após uma enxurrada de críticas pelo Twitter, os dois apresentadores da rádio australiana 2DayFM - Mel Greig e Michael Christian - que fizeram um trote no hospital onde Kate Middleton estava internada, foram suspensos do programa. Mais cedo, suas contas de Twitter tinham sido apagadas da rede social. Nesta sexta-feira (7), uma das enfermeiras que atendeu o telefonema foi encontrada morta em Londres. A polícia acredita na hipótese de suicídio.

CARREGANDO :)

Em comunicado, a 2Day FM afirmou que estava "profundamente triste com a trágica notícia da morte de enfermeira Jacintha Saldanha". Em poucos minutos, uma petição on-line conseguiu 750 assinaturas a favor da demissão dos apresentadores.

"A Southern Cross Austereo (SCA) e 2Day FM estendem suas mais profundas condolências à sua família e todos os que foram afetados por esta situação ao redor do mundo. O diretor-executivo, Rhys Holleran, informou que os apresentadores estão profundamente chocados e neste momento concordam que não irão comentar as circunstâncias. Os apresentadores decidiram que não irão voltar para o programa de rádio até novo aviso por respeito para ao que só pode ser descrito como uma tragédia".

Publicidade

Pela manhã, mesmo após a divulgação da morte de Jacintha Saldanha, o trote ainda era divulgado com destaque na página oficial da rádio. Ele foi retirado do ar horas depois.

"Os DJs que estavam felizes por terem passado o 'maior trote de todos os tempos' devem agora se sentir culpados por essas consequências tão trágicas", afirmou ?@jimex814 em sua conta.

"A estupidez tem consequências. Vocês terão que viver com isso para sempre, e toda a produção do programa, incluindo os DJs, devem ser demitidos", disse @Sloughboy17.

Michael Christian, o apresentador que se identificou como o príncipe de Gales, pediu desculpas dias atrás, afirmando que não imaginava que alguém fosse acreditar neles. Hoje, no entanto, antes de ter a conta deletada, tuitou: "Mais sobre o trote real às 19h30."

De acordo com a rede BBC, a Autoridade Australiana de Comunicações e Mídia (ACMA) disse ter recebido várias denúncias sobre a ligação. A rádio já havia tido problemas com o órgão anteriormente, incluindo um incidente após uma menina de 14 anos ter revelado no ar que havia sido estuprada.

Publicidade

Morte está sendo investigada

Após a morte, William e Kate divulgaram um comunicado afirmando que estavam "profundamente tristes". A Scotland Yard, polícia londrina, está investigando o caso.

"Nossos pensamentos e orações estão com a família, os amigos e os colegas de Jacintha Saldanha nesta hora muito triste", diz a nota.