O primeiro casamento de homosexuais foi realizado nesta quarta-feira (3) em Buenos Aires. Os deputados argentinos querem debater, na próxima semana, uma lei permitindo a união civil de gays em todo o país.
Damian Bernath e Jorge Salazar tiveram que recorrer a Justiça e enfrentar a oposição da Igreja e dos advogados católicos, para poder celebrar seu casamento. "Já estão casados. O direito já está adquirido na Argentina e no mundo", disse Maria Rachid, presidente da Federação Argentina de Lésbicas, Gays, Bisexuais e Transexuais.
Em 2002, Buenos Aires converteu-se na primeira cidade da América Latina a reconhecer o casamento de pessoas do mesmo sexo. Mas, até hoje, os homosexuais não tinham conseguido fazer valer seus direitos. A Igreja e advogados católicos recorriam a Justiça para questionar a validade do casamento.
Em dezembro passado, a Justiça impediu o casamento de dois homens em Buenos Aires. O casal acabou se casando na Terra do Fogo.
Deputados de diversos partidos anunciaram que começarão a debater, na próxima semana, a legalização do casamento homosexual em toda a Argentina. Hoje, apenas quatro distritos eleitorais reconhecem este direito, entre eles a cidade de Buenos Aires e a Terra do Fogo.
"Precisamos de uma lei nacional, para não ter que recorrer à Justiça cada vez que um casal gay quiser se casar", explicou Rachid.