Moscou O primeiro astronauta malaio, Sheikh Muszafar Shukor, assinou ontem contrato para sua viagem, em 2007, à Estação Espacial Internacional, anunciou a Agência Espacial Russa (Roscosmos) em comunicado.
A viagem do cosmonauta asiático, de 34 anos, acontecerá em setembro do ano que vem, acrescenta a nota, reproduzida pela agência "Interfax".
Shukor e seu substituto, Fayiz Jaleed, de 26 anos, já passaram por exames médicos. Nos próximos dias, darão início a sua preparação no Centro de Treinamentos de Cosmonautas Yuri Gagarin, na Cidade das Estrelas, perto de Moscou.
Os dois, que foram selecionados entre mais de 11 mil candidatos,, realizarão experimentos preparados pela Academia de Ciências da Malásia e Roscosmos.
O acordo para a viagem de um astronauta malaio foi alcançado durante a visita a esse país do presidente russo, Vladimir Putin, em 2003. A Rússia se comprometeu a custear o treinamento de um astronauta da Malásia cujo custo supera os US$ 20 milhões, depois que ambos os países assinaram um contrato de venda de caças russos Su-30 a Kuala Lumpur no valor de US$ 920 milhões de dólares.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas