Os sete astronautas escalados para a primeira missão tripulada desde o acidente com o ônibus espacial Columbia devem voltar ao Centro Espacial Kennedy nesta sexta-feira, informou o site "space.com". A nova tentativa de lançamento acontecerá na próxima terça-feira, às 10h39 (horário local, 11h39 horário do Brasil).
A comandante Eileen Collins deve chegar à base em um jato T-38 da Nasa e dar uma rápida entrevista aos repórteres antes de deixar o aeroporto. Segundo o 'Space.com', metade da tripulação da missão STS-114 está no Centro Espacial Johson, em Houston, desde o dia 19 deste mês. No entanto, um encontro de todos, para treinamento, foi realizado lá na quinta-feira.
O site informou ainda que os meteorologistas da Nasa estão acompanhando uma nova tempestade tropical, que recebeu o nome de Franklin - a sexta a se formar neste mês. O fenômeno estaria nas Bahamas no momento e, segundo as previsões, deve seguir rumo ao leste em direção do Leste do Oceano Atlântico.
A Nasa cancelou a contagem regressiva quando o sensor de combustível falhou cerca de duas horas antes do lançamento na quarta-feira da semana passada. Os engenheiros desde então tentaram encontrar a causa do problema, que a agência espacial agora acredita ser devido a uma possível interferência eletromagnética e/ou um problema sobre como o sensor está conectado à espaçonave.
Se a nave não for lançada até o dia 31 de julho, a missão terá de ser adiada para setembro.
A missão do Discovery deve durar 12 dias, nos quais a tripulação dever testar as mudanças na área de segurança e levará suprimentos e equipamentos para a Estação Espacial Internacional.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”