Shane Kimbrough e Steve Bowen iniciaram mais cedo do que o previsto a quarta e última caminhada espacial prevista para a missão do ônibus espacial Endeavour à Estação Espacial Internacional. Os trabalhos foram iniciados às 4h24 (de Brasília) desta segunda-feira (24).
A caminhada tem por objetivo deixar os dispositivos de rotação dos painéis solares do complexo orbital em perfeito funcionamento. Um deles sofria com falta de lubrificação, e por conta disso a missão do Endeavour acabou se esmerando, ao passar uma graxa providencial em todas as junções rotatórias dos painéis.
O equipamento é necessário para preparar um posto orbital para sustentar uma tripulação de seis pessoas.
Outro objetivo principal do vôo do Endeavour é trazer amostras de água de uma máquina que recicla urina. Os astronautas começaram uma segunda série de modificações neste equipamento na segunda-feira, na tentativa de resolver problemas com uma centrífuga que separa líquidos de partículas suspensas.
A centrífuga faz parte do destilador, o primeiro passo de um longo processo de filtragem que transforma a urina em água fresca, pronta para o consumo.
Outras tarefas menores são a instalação de uma câmera e uma antena de GPS no módulo japonês Kibo. Os trabalhos devem durar, no total, cerca de 6 horas e meia.
O ônibus espacial Endeavour teve sua missão estendida em um dia, e o pouso está marcado para o próximo domingo.
Deixe sua opinião