Uma operação aérea liderada por forças estrangeiras no Afeganistão matou 25 civis, incluindo 12 membros de uma mesma família, e 20 combatentes do Taliban, informou nesta sexta-feira o chefe policial da Província de Helmand.

CARREGANDO :)

Hussien Andiwal disse que a ação ocorreu na noite de quinta-feira como parte de uma ofensiva de forças estrangeiras e tropas afegãs contra integrantes do Taliban.

Um porta-voz dos militares dos Estados Unidos afirmou que não tinha comentário imediato sobre o incidente, mas a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) disse que realizou a ação aérea depois que forças da aliança foram atacadas por insurgentes. A Otan tem uma força separada sob comando dos EUA.

Publicidade

"Estamos preocupados com informações de que alguns civis possam ter perdido a vida durante o ataque", declarou o tenente-coronell Mike Smith, porta-voz da Otan.

"Mas há que ser dito que foram os insurgentes que iniciaram este ataque e, ao escolher realizar tais ataques neste lugar e neste momento, o risco a civis foi provavelmente deliberado."

A ofensiva aconteceu no distrito de Girishk em Helmand, um antigo reduto do Taliban e a principal província produtora de drogas no Afeganistão, maior fornecedor de heroína do mundo.