Um suicida explodiu hoje um caminhão em uma instalação do Exército na província iraquiana de Diyala, matando pelo menos dez soldados e deixando 30 feridos, dentre eles 15 soldados, disse um funcionário do setor de segurança.
O ataque ocorreu por volta das 6h (horário local), em Kanaan, 70 quilômetros a nordeste de Bagdá. "Pelo menos nove soldados morreram e 14 outros se feriram", disse o funcionário. Segundo ele, o prédio atacado foi totalmente destruído e pode haver mais vítimas entre os escombros.
O suicida dirigiu o caminhão avançando pelo posto de controle na entrada da base e seguiu para o prédio principal com o veículo. Kanaan fica 10 quilômetros a leste de Baquba, principal cidade da província, que era um bastião da Al-Qaeda e ainda segue como uma das mais violentas no Iraque, por causa de fortes diferenças éticas e religiosas.
Em outros incidentes hoje, pelo menos oito pessoas ficaram feridas quando três bombas caseiras explodiram em Bagdá, informou um funcionário do Ministério do Interior. Uma das bombas, que tinha como alvo uma patrulha de polícia no distrito de al-Amin, no leste da capital, feriu três policiais e dois civis. As informações são da Dow Jones.