Uma série de explosões no Iraque causou 13 mortes nesta terça-feira, entre elas a de um general do Exército local, a de uma menina de nove anos e a de quatro policiais, informaram autoridades locais.
Ainda que a violência tenha diminuído no Iraque, os ataques ressaltam a contínua ameaça contra os empregados do governo e as forças de segurança, alvos frequentes dos insurgentes.
Os quatro policiais morreram na explosão de um automóvel carregado de explosivos ao lado de um veículo policial na cidade de Beiji, 250 quilômetros ao norte de Bagdá, afirmaram oficiais da polícia. Um civil em um veículo próximo também morreu e pelo menos sete civis se feriram no ataque.
Um general de brigada do Exército iraquiano morreu quando uma bomba presa a um automóvel explodiu em Kazimiya, um distrito de maioria xiita ao norte de Bagdá, informou a polícia.
Na volátil província de Diyala, homens armados mataram quatro membros de uma mesma família sunita, inclusive uma menina de nove anos. As vítimas foram mortas quando caminhavam perto da casa onde moravam na cidade de Khalis, 80 quilômetros ao norte de Bagdá, informaram autoridades locais.
Um funcionário da assembleia legislativa de Bagdá, Qahtan Abdul-Hussein, morreu quando uma bomba presa em seu veículo explodiu na manhã desta terça-feira, enquanto passava por um posto de controle no bairro xiita de Hurriya, localizado no norte de Bagdá, informou o conselho em comunicado. Segundo o texto, um policial do posto de controle também se feriu no incidente.
"Os terroristas mataram um funcionário encarregado do departamento de bem-estar social na assembleia legislativa de Bagdá", informou a legislatura por meio de nota. "Este ataque covarde não impedirá que os empregados desempenhem seu trabalho de servir a Bagdá e a seu povo."
Em um ataque separado em Beiji, no norte do país, a polícia afirmou que homens armados abriram fogo contra um caminhão de combustível que trafegava por uma estrada, nas proximidades da cidade, matando seu motorista.
Em Mossul, também no norte iraquiano, homens armados invadiram uma casa, mataram uma mulher e feriram duas, informaram a fontes policiais e hospitalares. Não havia mais detalhes disponíveis sobre o ataque.
Em Basra, no sul do Iraque, o corpo de um funcionário da prefeitura desaparecido havia dois dias foi encontrado nesta terça-feira (29) com perfurações de balas, disseram fontes no governo local.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Moraes cobra explicações sobre visitas aos militares presos; Exército nega irregularidades
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas
Juízes e desembargadores que jantaram com Luciano Hang são alvo de investigação do CNJ