Em 24h, uma série de atentados deixou cerca de cem mortos no Iraque. O último deles, um ataque suicida à Universidade de Mustansariya , ao leste de Bagdá, deixou pelo menos 40 mortos e 35 feridos na manhã neste domingo.
Num ataque de menor escala, um carro-bomba também explodiu neste domingo , deixando dois mortos e quatro feridos. A explosão aconteceu perto da Embaixada do Irã. Na região, também fica o Ministério da Defesa do Iraque.
Na noite de sábado, um caminhão-bomba explodiu próximo a uma mesquita sunita , a oeste de Bagdá, num saldo de 45 mortes e pelo menos 110 feridos. Entre as vítimas, há pelo menos 17 mulheres e várias crianças.
Ainda no sábado, em uma ofensiva contra insurgentes, soldados iraquianos apoiados por aviões americanos mataram dezenas de militantes em uma base localizada ao norte de Bagdá.
O número exato de militantes mortos não foi divulgado, mas o governo iraquiano declarou que mais de 400 insurgentes morreram nas operações contra milícias , iniciadas em meados de fevereiro.