Os confrontos no Afeganistão, no Sri Lanka e em outros países levaram ao aumento do número de pessoas que pedem asilo em nações industrializadas, apontou o Alto Comissariado da ONU para Refugiados (Acnur) nesta terça-feira (24). Foram registrados 383 mil pedidos de asilos na Europa, Na América do Norte e em outras regiões industrializadas em 2008, um aumento de 12% em comparação com o ano anterior.

CARREGANDO :)

"O aumento pode em parte ser atribuído aos maiores números de pedidos de asilos de cidadãos de Afeganistão, Somália e outros países que passam por turbulência ou conflito", afirmou o Acnur.

A maioria dos pedidos, ou 40.500, vieram de iraquianos, com a maioria deles entrando com os requerimentos na Turquia, na Suécia ou na Alemanha. Holanda, Noruega, Grã-Bretanha e Grécia também são destinos comuns para iraquianos, segundo o Acnur.

Publicidade

Já os pedidos de afegãos cresceram 85% no ano passado, chegando a 18.500. A guerra civil e a invasão liderada pelos EUA a partir de 2001 tornaram o Afeganistão uma das maiores fontes de refugiados até 2002. O número depois diminuiu, mas o crescimento dos violentos incidentes em 2008 fez com que voltasse a subir.

Os pedidos de asilo de zimbabuanos subiu para 82%. A nação africana está em uma profunda crise política no ano passado, quando o presidente Robert Mugabe lançou uma violenta repressão aos oposicionistas. Antes considerado o celeiro da África, o país agora enfrenta uma crise de fome, uma epidemia de cólera e a falta de gasolina, eletricidade, água e outros produtos básicos.

Já entre os somalis o crescimento dos pedidos de asilos foi de 77%. O país enfrenta a guerra e o caos há quase duas décadas. Na Nigéria o aumento foi de 71%, por causa em grande parte da violência causada pelos confrontos entre militantes e forças do governo, no sul rico em petróleo.

No Sri Lanka os pedidos aumentaram 24% no ano passado, após o governo encerrar uma trégua e retomar os confrontos com os rebeldes do Exército de Libertação dos Tigres do Tamil Eelam (LTTE). O país vive em guerra civil desde 1983.

Os Estados Unidos foram o principal destino dos aspirantes a asilados, recebendo 49 mil pedidos no ano passado, 3% menos que em 2007, segundo o Acnur. A maioria dos pedidos nesse país é de pessoas vindas de Colômbia, China, México e Haiti.

Publicidade

A agência da ONU não forneceu dados sobre quantos dos pedidos foram aceitos.

Aqueles que fogem de seu país de origem em geral buscam abrigo em mais países que no passado. Isso se deve, segundo a agência, às regras mais duras para asilo em destinos antes tradicionais, como a Suécia. As informações são da Associated Press.

Veja também
  • Número de execuções quase dobrou pelo mundo em 2008, diz Anistia Internacional