Curitiba Argentinos e brasileiros que decidirem primeiro mudar para o país vizinho e só depois procurar as autoridades responsáveis para regularizar sua situação vão gastar menos. Quem cumpre todas as formalidades antes de sair de seu país precisa pagar taxas consulares de cerca de R$ 200, dispensadas quando o migrante já chegou ao novo país.
Os brasileiros que pretendem iniciar o processo antes de deixar o Brasil podem procurar o Consulado argentino mais próximo. Quem já mudou, tem 90 dias para se apresentar a um escritório da Dirección Nacional de Migraciones, que cobra apenas as taxas finais também de aproximadamente R$ 200. Os argentinos deverão pagar taxas em valores aproximados, ao Consulado brasileiro e à Polícia Federal.
O trâmite da documentação ainda não foi bem definido. O expectativa no Consulado da Argentina em Curitiba (Rua Benjamin Constant, 67) é de que, dentro de um mês, todo o processo esteja padronizado. As negociações com a Polícia Federal brasileira, para uniformizar os trâmites, já começaram. (JR)
Deixe sua opinião