Aviões turcos bombardearam bases de rebeldes curdos no norte do Iraque nesta sexta-feira, informaram os militares turcos. Os caças realizaram os ataques no Monte Qandil, uma área que fica 100 quilômetros dentro do território do Iraque, no Curdistão iraquiano, próxima à fronteira Irã-Iraque. Os militares turcos acreditam a liderança do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, na sigla em curdo) se esconde no Monte Qandil.
"As operações, conduzidas no decorrer do dia, foram bem sucedidas e todos os aviões retornaram em segurança à base", disseram os militares.
O PKK não fez comentários sobre os ataques e as possíveis vítimas.
Mais cedo nesta sexta-feira, o Exército da Turquia informou que interceptou comunicações de rádio do PKK, nas quais os guerrilheiros indicavam que 35 insurgentes curdos foram mortos em choques com tropas turcas, no sudeste da Turquia, durante esta semana. Os combates ocorreram na província de Sirnak. O PKK conduz uma rebelião, desde 1984, contra o Estado turco. As lutas já deixaram mais de 30 mil mortos.
Em 3 de outubro, o confronto teve uma escalada quando o PKK atacou militares turcos na fronteira entre a Turquia e o Iraque e matou 17 soldados. As informações são da Associated Press.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas