A Assembléia Geral da ONU elegeu nesta sexta-feira (17) Japão, Turquia, Áustria, México e Uganda, para as vagas do Conselho de Segurança para 2009 e 2010, rejeitando as candidaturas do Irã e da Islândia.
Como era esperado, o peso-pesado Japão derrotou o Irã na disputa de uma vaga para um país asiático, que será desocupada a partir de 1º de janeiro. O Irã está sob sanções do Conselho de Segurança por causa de seu programa nuclear, e recebeu apenas 32 votos, contra 158 do Japão.
Em uma disputa entre três nações européias para duas vagas, a Islândia -aparentemente vitimada por sua grave crise financeira - recebeu 87 votos, número muito menor que a maioria de dois terços necessária para a eleição. A Turquia passou facilmente, e a Áustria por uma pequena margem.
A eleição de México e Uganda já estava virtualmente garantida, já que eles não tiveram oposição em seus grupos regionais.
A Assembléia Geral vota uma vez por ano para cinco das dez vagas não-permanentes do Conselho de Segurança de 15 nações, o órgão da ONU que tem o poder de impor sanções e de enviar missões de paz.
Os membros permanentes, que têm poder de veto, são os Estados Unidos, Rússia, Grã-Bretanha, França e China.
Brasil está mais perto de “estocar vento” (e sol): primeiro leilão é esperado para 2025
Fim do marxismo nas escolas? Os planos de Trump para erradicar a agenda woke dos EUA
A Califórnia está abandonando a esquerda
De universidade sem energia a imposto sobre painel solar, governo deixa brasileiros no escuro
Deixe sua opinião