Foto de família mostra o senador Obama (centro) sentado juntamente com o seu avô Stanley e a avó Madelyn Dunham, em fevereiro de 2008| Foto: Obama For America / Reuters

O candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, anunciou nesta segunda-feira (3) que sua avó Madelyn Dunham, de 86 anos, morreu de câncer aos 86 anos no Havaí.

CARREGANDO :)

"É com grande tristeza que anunciamos que nossa avó, Madelyn Dunham, morreu em paz depois de uma batalha contra o câncer", disse Obama em um comunicado assinado em conjunto com sua irmã, Maya Soetoro-Ng. "Ela era a pedra angular de nossa família, e uma mulher de feitos, força e humildade extremos."

Obama havia interrompido sua campanha em 23 e 24 de outubro para visitá-la, em uma rápida visita que durou 22 horas.

Publicidade

À época, sua campanha havia informado que o estado de saúde de Madelyn havia "se deteriorado rapidamente", sem dar mais detalhes.

Foi a primeira vez na história dos Estados Unidos que um candidato à Presidência abandonou a campanha a tão pouco tempo das eleições. À época, ele disse não temer que isso pudesse prejudicá-lo.

"Quero me assegurar que não cometerei o mesmo erro duas vezes", afirmou Obama à época em entrevista ao canal CBS, fazendo alusão a sua mãe, que morreu de câncer aos 53 anos e a quem ele não pôde ver pela última vez.

Obama disse que, depois da visita, sua avó recebeu muitos cartões, flores de votos de melhora de todo o país. Durante seus comícios, o candidato regularmente agradecia à população por isso.

"Nossa família quer agradecer todos aqueles que mandaram flores, cartões, votos de melhora e orações durante esse tempo difícil", disse o comunicado.

Publicidade

"Isso trouxe a nós e à nossa avó grande conforto. Nossa avó era uma mulher discreta, e vamos respeitar seu desejo de uma cerimônia pequena e privada, que será realizada mais tarde."

Duhham acompanhou a campanha presidencial de Obama com grande interesse. Obama costumava chamá-la "Toot", abreviação de "tutu", a palavra havaiana para avó.

Dunham ajudou a criar Obama desde que ele tinha dez anos enquanto sua mãe trabalhava na Indonésia.

Veja também
  • Obama pede a democratas que mantenham a pressão; McCain visita seis estados