Los Angeles - Um juiz determinou ontem que a mãe do cantor Michael Jackson, Katherine Jackson, terá a guarda permanente dos três filhos do cantor. A decisão foi tomada em uma audiência de uma corte de Los Angeles. O artista morreu em 25 de junho, aos 50 anos, após sofrer uma parada cardíaca.
Em um documento de 2002, Michael Jackson afirmou que a mãe seria sua escolha preferida para criar as crianças, caso ele morresse. Katherine, de 79 anos, é a única pessoa a pedir formalmente a guarda das crianças.
Ela e a ex-mulher do cantor Deborah Rowe chegaram a um acordo sobre a custódia das crianças, na semana passada. Deborah não compareceu à audiência.
As três crianças, com idades entre 7 e 12 anos, têm vivido com a avó na casa da família em San Fernando Valley desde a morte do pai. As duas mais velhas já firmaram uma petição, aparentemente indicando que desejam permanecer com Katherine.
O magistrado Mitchell Beckloff, da Corte Superior de Los Angeles, também determinou um valor mensal que Katherine e os três filhos do cantor receberão, fruto da herança do artista. Não foi divulgado quanto Katherine e seus netos receberão.
Katherine compareceu à audiência, ontem, acompanhada por duas filhas, LaToya e Rebbie, e por seu filho Randy Jackson. Vários advogados representando ela também estavam na corte.
Havia no tribunal mais de 20 advogados representando vários interesses, incluindo a Sony/ATV, um catálogo musical em que Michael tinha uma participação substancial, a promotora de shows AEG Live e a Columbia Pictures. Havia ainda dezenas de jornalistas.