A tempestade tropical Beta se transformou em um furacão de categoria um neste sábado ao atingir uma pequena ilha no Caribe com ventos fortes e chuvas torrenciais. Centenas de índios Miskitos se deslocaram para abrigos temporários em um traqüilo porto da Nicarágua.
Beta, o mais recente furacão de uma temporada recorde, castigou a ilha colombiana de Providência com ventos de quase 130 quilômetros por hora, enquanto avançava rumo à América Central.
O vento destelhou casas na ilha, que junto com a de San Andrés, era no passado refúgio do famoso pirata Henry Morgan, no século XVII. Até o momento, não há notícias sobre vítimas.
Na Nicarágua, famílias de pescadores recolheram alguns pertences e buscaram proteção em Puerto Cabezas, onde escolas foram transformadas em albergues.
- Soubemos através do rádio que teríamos que sair, nos levaram em botes e nos trouxeram para cá - disse o pescador Bismarck Williams, de 35 anos.
O governo ordenou a retirada de moradores da área costeira.
O Beta se tornou um furação de categoria um, na escala que vai até cinco, nas primeiras horas deste sábado. O fenômeno natural poderia ganhar força nas próximas 24 horas e passar para a categoria dois antes de tocar a terra no domingo na fronteira entre Nicarágua e Honduras, disse o Centro Nacional de Furacões dos EUA, com sede em Miami.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast