• Carregando...

Sete membros Força Internacional de Assistência para Segurança (Fias), da Otan, foram mortos por uma bomba que explodiu no sul do Afeganistão nesta quinta-feira (26), disse a coalizão, no pior incidente envolvendo soldados estrangeiros em um mês.

A força internacional não especificou as nacionalidades dos mortos, mas soldados norte-americanos, britânicos e canadenses formam a maior parte da Fias no sul.

Quase 200 soldados estrangeiros morreram no Afeganistão este ano.

Outro soldado da Fias foi morto nesta quinta-feira, quando um helicóptero caiu no leste do país, segundo a coalizão. A causa do acidente está sob investigação.

A coalizão não costuma divulgar as nacionalidades dos mortos até que os ministérios da Defesa dos países em questão tenham sido informados.

Bombas caseiras - ou "dispositivos explosivos improvisados" - são armas usadas com frequência pelos insurgentes no Afeganistão e representam mais de metade das baixas sofridas pelas tropas estrangeiras.

"Sete membros do serviço da Força Internacional de Assistência para Segurança morreram na sequência de um ataque com um explosivo improvisado no sul do Afeganistão", informou a Fias em um breve comunicado.

O número de mortos do ataque de quinta-feira foi a pior baixa entre as tropas estrangeiras em um único incidente desde que oito homens e um empreiteiro dos EUA foram mortos a tiros por um piloto da Força Aérea do Afeganistão em um aeroporto militar em Cabul, em 27 de abril.

Tropas estrangeiras estão se preparando para iniciar uma redução gradual das forças a partir de julho, com a últimas tropas estrangeiras no Afeganistão devendo se retirar até o final de 2014.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]