Brasil
> O primeiro caso de transmissão em solo brasileiro do vírus A H1N1 aumentou o alerta para o risco de epidemia no Brasil. Exames confirmaram na sexta-feira a contaminação de um amigo do jovem de 21 anos, do Rio de Janeiro, infectado pelo vírus durante uma viagem ao México.
No país, a situação é considerada estável, segundo informações do Ministério da Saúde, com seis casos confirmados (dois no Rio de Janeiro, dois em São paulo, um em Santa Catarina e um em Minas Gerais) e outros 30 sob suspeita.
> No Paraná o quadro também continua sem alterações, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
O Estado aguarda os resultados dos exames laboratoriais nos quatro pacientes suspeitos de terem contraído a gripe A H1N1, que podem sair ainda hoje.
Dos casos suspeitos, três deles são de Curitiba e um de Londrina.
Itália
> A Itália confirmou ontem o primeiro caso de contaminação por uma pessoa que não viajou para o México ou para os Estados Unidos, segundo informações de agências de notícias locais e do Ministério da Saúde italiano.
O homem, de 70 anos, que está hospitalizado em Roma, é o avô de um menino de 11 anos que recentemente voltou do México, o epicentro da epidemia.
O garoto também está hospitalizado em Roma depois de ter sido diagnosticado com o vírus AH1N1.
Este foi o oitavo caso detectado na Itália.
Austrália
> Confirmado seu primeiro caso ontem, mas a mulher não está mais infectada, porque contraiu uma cepa fraca do vírus, segundo informação do Ministério da Saúde local.
O resultado do teste da mulher, de 20 anos e é do estado de New South Wales, veio positivo do laboratório da Organização Mundial da Saúde, localizado em Melbourne.
A informação é do ministro da Saúde, Nicola Roxon.
A mulher, que não foi identificada, notou os primeiros sintomas em 27 de abril enquanto estava nos Estados Unidos mas melhorou antes de retornar para Brisbane, no estado de Queensland na quinta-feira.
Japão
> Seis pessoas que estavam em quarentena depois de manterem possível contato com os primeiro casos confirmados de gripe suína no Japão foram levados para o hospital ontem depois de ficarem doentes, de acordo com informações da mídia local. As pessoas que adoeceram estavam entre os 49 passageiros isolados pelas autoridades na sexta-feira depois de chegarem ao aeroporto internacional de Narita, perto de Tóquio, com três cidadãos japoneses que foram diagnosticados com a gripe suína.