A cineasta brasileira Iara Lee, que estava a bordo da frota humanitária atacada por Israel na segunda-feira, está detida na prisão de El'A, em Bersheva, Israel. A informação foi divulgada pelo site do Ministério de Relações Exteriores brasileiro.
Hoje, a brasileira recebeu a visita do encarregado de Negócios da Embaixada do Brasil em Israel. Segundo informações oficiais, a cineasta está bem de saúde, mas informou que as autoridades israelenses exigiram que ela assinasse uma termo no qual admitia ter entrado ilegalmente em Israel para ser libertada.
Iara Lee disse que não pretende assinar o documento, já que foi detida em águas internacionais. Além disso, ela afirmou que seus passaportes (brasileiro e norte-americano) e suas bagagens estão retidas por Israel.
Iara Lee também reclamou do fato de as autoridades israelenses não terem permitido ontem que ela entrasse em contato com a embaixada brasileira. Hoje, ela tentou entrar em contato com familiares por meio do telefone celular do encarregado de Negócios da Embaixada do Brasil.