No seu quinto dia de visita aos Estados Unidos, a rainha Elizabeth II da Inglaterra se encontrou nesta segunda-feira com o presidente americano, George W. Bush, na Casa Branca. Acompanhada por seu marido, o príncipe Philip, Duque de Edimburgo, a rainha de 81 anos foi recebida nos jardins da residência oficial com guardas vestidos a caráter, banda e 7.000 convidados. Ao lembrar o longo histórico de relações entre os dois governos, o presidente cometeu uma gafe e quase afirmou que Elizabeth II tem mais de 200 anos de idade.
- O povo americano tem o orgulho de receber Vossa Majestade novamente nos Estados Unidos, uma nação que a senhora conhece muito bem. Afinal de contas, já jantou com 10 presidentes norte-americanos. Ajudou nossa nação a comemorar o bicentenário em 17... em 1976 - disse Bush, que sorriu para a rainha ao interromper a fala e corrigir o erro.
Simpática, ela devolveu o olhar, enquanto as pessoas que acompanharam a cerimônia gargalhavam.
- Ela me deu um olhar que só uma mãe pode dar para um filho - emendou o presidente.
Bush afirmou que a rainha é "uma boa pessoa, uma líder forte e uma grande aliada" . A rainha também fez um breve discurso nos jardins da Casa Branca, aonde chegou no início da tarde.
- Agradeço por poder estender a amizade com os Estados Unidos. É um prazer estar em Washington de novo - disse.
A família real britânica chegou aos EUA na última quinta-feira para realizar sua primeira visita oficial ao país em 16 anos. O roteiro - que tem como objetivo fortalecer os laços entre os dois países - começou em Virginia, onde Elizabeth II encontrou-se com sobreviventes do massacre na universidade de Virginia Tech, em que 32 pessoas foram mortas, no mês passado.
Na sexta-feira, a rainha celebrou os 400 anos da chegada dos britânicos a Jamestown, o primeiro assentamento permanente de língua inglesa nos Estados Unidos. Ela passou o fim de semana em Kentucky e chegou a Washington no fim da tarde de domingo.
Na capital americana, além do encontro com o presidente Bush, Elizabeth deve conhecer um centro espacial da Nasa e se encontrar com britânicas que deixaram a Grã-Bretanha por uma nova vida nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. A comitiva britânica voltará na terça-feira para Londres.
A visita anterior da rainha aconteceu logo depois da primeira Guerra do Golfo quando o então presidente George Bush (pai do atual) ainda estava no cargo. Esta é a quarta visita oficial de Elizabeth aos EUA, junto com o Duque de Edimburgo. As outras foram em 1957, 1976 e em 1991. Eles também visitaram o presidente Ronald Reagan em 1983.