O presidente americano, George W. Bush, afirmou nesta terça-feira que espera fortalecer o presidente palestino, Mahmoud Abbas, contra o grupo islâmico Hamas, que controla a Faixa de Gaza desde a semana passada.

CARREGANDO :)

- Nossa esperança é que o presidente Abbas e o primeiro-ministro (Salam) Fayyad sejam fortalecidos a ponto de que possam conduzir os palestinos para uma direção diferente - afirmou Bush no começo de uma reunião com o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert.

Potências ocidentais vêm apoiando Abbas com promessas de mais ajuda econômica, na tentativa de conter os danos da violenta tomada de Gaza pelo Hamas e de transformar isso em novas negociações de paz entre palestinos moderados e Israel.

Publicidade

- Compartilhamos a idéia de dois Estados convivendo lado a lado e em paz - disse Bush.

Olmert já declarou estar aberto a iniciativas conciliatórias em relação a Abbas, que dissolveu o governo liderado pelo Hamas e formou um gabinete de emergência com membros do Fatah na Cisjordânia.

Os Estados Unidos e a União Européia (UE) prometeram, na segunda-feira, suspender um embargo econômico e diplomático imposto aos palestinos depois que o Hamas venceu eleições no ano passado e rejeitou reconhecer o Estado de Israel e renunciar à violência. O movimento Fatah apóia uma paz negociada com Israel.

EUA, Israel e UE consideram o Hamas como um grupo terrorista.

Abbas quer que Bush peça a Israel, maior aliado de Washington, para retomar um diálogo de paz assim que possível, a fim de mostrar à população palestina que ele pode obter avanços para a formação de um Estado.

Publicidade