O presidente americano, George W. Bush, afirmou à televisão israelense que pode considerar o uso da força como um último recurso para pressionar o Irã a desistir de seu programa nuclear.
- Todas as opções estão sobre a mesa - disse Bush, falando do Texas, em uma entrevista transmitida no sábado.
O Irã irritou a União Européia (UE) e os Estamos Unidos ao retormar o enriquecimento de urânio na usina de Isfahan, após rejeitar uma oferta da UE de incentivos políticos e econômicos em troca de desistir do programa nuclear. O governo iraniano diz que pretende apenas produzir eletricidade e nega as acusações dos Estados Unidos de que estaria fabricando uma bomba nuclear.
Indagado sobre o uso da força, Bush respondeu:
- Como eu disse, todas as opções estão sobre a mesa. O uso da força é a última opção para qualquer presidente e já usamos a força no passado recente para garantir a segurança do nosso país. Queremos que a diplomacia funcione e estamos trabalhando no caminho diplomático para ver se conseguimos ou não.
Bush deixou claro que ainda espera uma solução diplomática, ressaltando que Inglaterra, Alemanha e França haviam se antecipado nas negociações com o Irã.
- Presidente do Irã deve obter visto para os EUA, diz Bush
- AIEA aprova resolução exortando o Irã a congelar atividades nucleares
- UE envia proposta de resolução sobre Irã a agência da ONU
- Irã fala em continuar negociando, mas endurece o tom sobre programa nuclear
- Presidente do Irã diz que tem novas idéias para programa nuclear
- ONU confirma que Irã retomou atividades nucleares