Felipe Calderón, o candidato presidencial do Partido Ação Nacional (PAN) passou a liderar a disputa com Andrés Manuel López Obrador, do Partido Revolucionário Democrático (PDR) minutos atrás, às 4h13m (6h13m horas no Brasil). Ele agora, com 97,7% apurados, tem uma vantagem de 0,01%.
Desde meia-noite e meia (2h30m no Brasil) centenas de simpatizantes de Calderón, já cantavam e agitavam bandeiras em frente à sede do partido, comemorando antecipadamente um resultado que chegaria quase quatro horas depois.
Quando os eleitores de Calderón começaram a se aglomerar ali, López Obrador, tinha uma vantagem de 0,73%. Embora os frequentes boletins exibissem uma gradativa queda na pontuação desse candidato, os seus simpatizantes continuavam festejando na sede do partido a vantagem que ele assumira na manhã de ontem. O candidato, porém, como se estivesse pressentindo a derrota, resolveu deixar o local à meia-noite para ir dormir em seu apartamento.
O Programa de Resultados Eleitorais Preliminares, do IFE tinha sido encerrado na noite de terça-feira, com uma vantagem de 0,6% para Calderón. Às 8 horas da manhã de ontem as autoridades do setor iniciaram uma contagem mais minuciosa, levando em consideração cerca de três milhões de votos que não tinham sido levados em conta na contagem preliminar.
Eles estavam em urnas cujas atas apresentavam "inconsistências", segundo o IFE. Diante disso, e das acusações do PRD de que teria havido fraude, elas foram abertas para que os votos fôssem contados novamente.