Um candidato à prefeito da cidade argentina de Ushuaia, a mais austral do planeta, prometeu sortear dois automóveis zero quilômetro entre seus eleitores, caso saia vitorioso das urnas, em uma controversa maneira de angariar mais votos.
A iniciativa foi tomada por Alejandro Pérez, recente fundador do Movimento Social Unido (MSU), partido de 220 afiliados que participará da eleição de Ushuaia (3.200 km ao sul).
Cerca de 44.000 pessoas são esperadas para votar entre 10 candidatos à prefeitura, no próximo dia 11 de novembro.
Essa forma de captar votos "não é ética, mas não vejo ilegalidade nela", disse à AFP o advogado Ricardo Monner Sans, denunciante de vários atos de corrupção de vários governos.
Pérez defendeu sua proposta, alegando que precisava "chamar a atenção da mídia e do eleitorado". O candidato disse que seu partido é incipiente e sem "aparato" político, nem dinheiro para competir com as forças majoritárias.
Para mostrar seu compromisso, o candidato adquiriu dois carros 0 Km que ficaram em exposição em uma loja de Ushuaia, com o cartaz escrito "reservado 126", o número que identifica a legenda do MSU.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo