Santa politicagem, Batman! O homem-morcego é o super-herói favorito dos candidatos a presidente dos Estados Unidos, John McCain e Barack Obama, segundo entrevistas publicadas nesta quinta-feira (7) no site da revista Entertainment Weekly.
McCain, de 71 anos, e Obama, de 47, também foram convidados a escolher o melhor presidente das telas, os melhores músicos e os programas de TV favoritos.
O democrata Obama escolheu Batman, junto com o Homem-Aranha, porque ambos "têm alguma inquietação interna". O republicano McCain disse que Batman é o seu herói favorito porque busca a justiça mesmo diante de "chances intransponíveis".
Pode haver certa demagogia na escolha. O novo filme do Batman está batendo recordes nas bilheterias, já tendo arrecadado mais de 400 milhões de dólares só nos mercados de EUA e Canadá.
Falando de música, McCain revelou ser fã da banda sueca Abba, do falecido cantor Roy Orbinson e de Linda Ronstadt, sucesso dos anos 1970.
"Mas também gosto do Usher", se apressou em dizer o candidato, explicando que esteve com o cantor de rhythm and blues, de 29 anos, numa participação no programa "Saturday Night Live".
Obama foi mais eclético nas suas escolhas: falou de Frank Sinatra, Bob Dylan, Sheryl Crow e John Coltrane.
Na hora de ver TV, o democrata se mostrou um saudosista: citou as antigas sérias "Mash" e "The Dick Van Dyke Show". McCain prefere programas mais recentes: "Seinfeld", "Curb Your Enthusiasm" e "Dexter".
Também no cinema Obama não está muito atualizado: a última ida foi em 2007, na animação "Shrek 3". McCain disse ter visto o blockbuster "Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal", que estreou em maio.
"Gostei demais. O velhinho vence", disse McCain, alvo de piadas por causa da sua idade avançada.
Na categoria "melhor presidente fictício", McCain escolheu Dennis Haysbert, da série "24 Horas", da Fox. Para Obama, o melhor é Jeff Bridges, do filme "A Conspiração" (2000). "Ele era uma pessoa charmosa e essencialmente honrada, mas havia algo de estranho nele", comentou Obama.
O primeiro filme que o democrata lembra de ter visto foi "A História de Elza" (1966), sobre leões africanos.
Para McCain, a lembrança cinematográfica mais remota é "Bambi" (1942), um clássico da Disney. "Quando a mãe dele é morta - ah, sim, eu chorei", disse.