Rafael Guízar Valencia foi um bispo mexicano que desde o início do sacerdócio dedicou-se às missões, viajando por diversos países para pregar. Valencia servia-se de um pequeno catecismo que ele mesmo escreveu, adaptando-o para uma linguagem mais simples. Durante a Revolução Mexicana, em 1910, colocou a vida em risco ao para tratar dos feridos, oferecendo-lhes a possibilidade de reconciliar-se com Deus. Precisou esconder-se na Cidade do México por causa da perseguição religiosa.
Rosa Venerini, que nasceu no fim do século 17, fundou da Congregação das Mestras Pias Venerini. Devem-se a ela, na Itália, as primeiras escolas públicas femininas. Sua espiritualidade se inspira em Santo Inácio de Loiola. As Mestras Pias Venerini continuam, ainda hoje, a obra por ela iniciada na Europa, Ásia, África e América.
Filippo Smaldone foi um sacerdote que desenvolveu seu trabalho no sul da Itália, ao lado dos surdos-mudos, dos necessitados e dos marginalizados. Foi ele quem idealizou, no século 19, o Instituto das Irmãs Salesianas dos Sagrados Corações, para que atuasse ao lado dos jovens. A herança por ele deixada foi um rico patrimônio de ensinamentos, em nível humano e pedagógico, espiritual e evangélico.
Teodora Guerin nasceu no dia 2 de outubro de 1798, na França, mas viveu sua vida missionária nos Estados Unidos, onde trabalhou em áreas desertas e selvagens. Depois de algum tempo, a freira estabeleceu-se no estado de Indiana, onde fundou escolas que administrou com a ajuda da Congregação das Religiosas da Providência de Santa Maria dos Bosques.