As autoridades colombianas capturaram nesta segunda-feira o narcotraficante Diego Montoya, mais conhecido como 'Don Diego', incluído pelo FBI nos Estados Unidos em sétimo lugar na lista das 10 pessoas mais procuradas do mundo, informou o governo de Bogotá.

CARREGANDO :)

Segundo o ministro do Interior, Carlos Holguin, a captura de 'Don Diego' - considerado o chefão do cartel de cocaína do Norte del Valle - foi realizada numa região montanhosa do departamento do Valle del Cauca (sudoeste) e a operação foi realizada pelo Exército com o apoio do serviço secreto (DAS).

No dia 7 de agosto passado, a polícia brasileira capturou em São Paulo o também integrante do Cartel do Norte del Valle, Juan Carlos Abadia, apelidado 'Chupeta'.

Publicidade

"O ministro da Defesa colombiano, Juan Manuel Santos, concederá, em seguida, uma entrevista à imprensa na qual explicará os detalhes desta captura", afirmou o ministro.

Washington oferece por Montoya uma recompensa de cinco milhões de dólares.

Segundo a agência americana contra as drogas, a DEA, o cartel do Norte del Valle enviou 500 toneladas de cocaína entre 1990 e 2004 aos Estados Unidos, com a cumplicidade de narcotraficantes mexicanos.

A justiça americana acusa Montoya, de 49 anos de idade, de conspiração para importar e distribuir cocaína, além de lavagem de dinheiro. Segundo as autoridades colombianas, Montoya vinha sendo protegido por um grupo paramilitar.

Desde o começo de seu mandato como chefe de Estado, em agosto de 2002, o presidente Alvaro Uribe extraditou mais de 500 colombianos para os Estados Unidos.

Publicidade

Washington liberou, desde 2000, mais de 4 bilhões de dólares para financiar o Plano Colômbia, de luta contra o narcotráfico e os grupos insurgentes.