O Papa Bento XVI é esperado em Aparecida, no Vale do Paraíba, com um cardápio simples, porém impecável. Entre os itens, destacam-se massas, peixes, filet mignon, verduras e legumes, frutas tropicais, sorvetes, pudins, doces de frutas em calda e suco de laranja, a bebida predileta dele.
- O ideal é evitar experimentos espalhafatosos. O Papa é um senhor de idade e nossa preocupação é que tenha uma alimentação com nutrientes e gostosa - explica Gisela Palumbo Comarovschi Savioli, nutricionista responsável pelas refeições em Aparecida, onde o Papa ficará entre 11 e 13 de maio.
- Doce de abóbora e goiabada serão servidos, assim como queijo minas - conta.
Além de ser responsável pelo projeto da cozinha no Seminário Bom Jesus, Gisela contratou o chef César Medeiros, de Lorena, para ajudar na elaboração das refeições, que terão toque italiano, com massas do tipo brodo (recheadas e servidas com caldo). Lá, serão servidas três refeições diárias para mais de 100 pessoas.
Na capital paulista, o chef é Nixon Pereira de Souza, do Empório Santa Maria. Quando estiver no Mosteiro São Bento, o Papa terá refeições à base de carne e legumes.
- Também teremos massas e comidas típicas alemãs. Nada de feijoada - disse dom João Evangelista Kovas, monge superior do mosteiro.
Nixon fará três pratos por dia para mais de 60 pessoas. Nas duas cidades, cerca de 25 pessoas trabalharão na cozinha. O cardápio oficial, aprovado pelo Vaticano, porém, não será divulgado.
Gisela explica que o papa fará suas refeições sozinho, em um ambiente ao lado do quarto.
- É possível que uma freira, que fala alemão, seja sua atendente. Pode, porém, quebrar o protocolo e comer no refeitório com os outros religiosos. Assim, não haverá muita diferença entre o cardápio do papa e o dos integrantes da comitiva - diz a nutricionista.
O cardápio terá a descrição dos pratos, em alemão, e informações sobre as calorias de cada alimento. Gisela mandou fazer sacolas térmicas para colocar água e frutas secas.
- Bento XVI e sua comitiva não comerão fora dos lugares que os hospedarão. Se ficarem com fome na rua, poderão beliscar - explica.
O Papa chega ao Brasil em 9 de maio. Em São Paulo, sua principal atividade será a canonização de Frei Galvão, dia 11, no Campo de Marte. No dia 13, em Aparecida, ele abre a 5 Conferência Geral dos Bispos da América Latina e Caribe.
A cozinha do Seminário Bom Jesus foi reformada.
- Montei a cozinha dos meus sonhos - diz a nutricionista.
O projeto seguiu regras internacionais de qualidade e padrão ISO 9001 que privilegia a segurança alimentar. A nova cozinha faz parte da reestruturação de todo o local que hospedará o papa Bento 16 e sua comitiva.
A cozinha, que ficará pronta daqui a um mês, custará R$ 300 mil e tem cerca de 240 metros quadrados de piso antiderrapante. Tudo foi doado. A coqueluche é o SelfCooking Center, de tecnologia alemã, uma espécie de forno combinado, com vários andares. Depois da visita do Papa, poderá ser usada para cursos de culinária.
Clima e super-ricos: vitória de Trump seria revés para pautas internacionais de Lula
Nos EUA, parlamentares de direita tentam estreitar laços com Trump
Governo Lula acompanha com atenção a eleição nos EUA; ouça o podcast
Pressionado a cortar gastos, Lula se vê entre desagradar aliados e acalmar mercado